Título: A Esperança
Autora: Suzanne Collins
Ano de lançamento: 2012
Número de páginas: 421
Editora: Rocco
Classificação: 5/5


Sinopse: “Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisava mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução.
A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde.
O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?

Acompanhe Katniss até o fim desse triller, numa jornada ao lado mais obscura da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.”





Resenha: Nesse ultimo livro da série, Katniss tem que lidar com o fim do seu distrito e se acostumar com a idéia de ser o  mockingjay, ou seja a esperança para todos. A ultima vez em que esteve na arena ela foi resgatada com a ajuda de Haymitch e outros participantes do jogo, mas Peeta foi deixado para traz ficando assim nas mãos da Capital.
Apesar de ter sido incumbida de comandar o novo distrito, Katniss não consegue fazer muito porque sua cabeça esta na Capital, com Peeta, preocupada com a forma com que devem estar tratando ele. Nesse livro conseguimos perceber a situação precária em que alguns distritos ficaram, hospital cheio de pessoas doentes e morrendo que depositam o que lhes resta de esperança em Katniss.
Esse livro, nos faz rir, torcer pelos nossos personagens queridos e chorar muito porque a autora não tem pena de matar alguns personagens, teve algumas mortes que me deixaram muito chocada durante a leitura, e o Peeta gente? quando finalmente ele é resgatado esta daquele jeito, me fazendo sentir pena e em alguns momentos ate raiva, assim como o Gale que nesse livro em especial se tornou um personagem extremante chato.




“Então, depois, quando ele sussura:
-Você me ama. Verdadeiro ou falso¿
Eu digo a ele:
-Verdadeiro.” Pag 147





O final do livro gerou muitas polemica, alguns odiaram, outros acharam que condiz com a realidade da historia, e eu admito que pensei muito sobre isso, no final esperava saber mais, que fosse algo mais impactante, mas depois consegui entender o sentido que aquele final tem com historia toda, e passei a concordar com a maioria que gostou (não falo mais diretamente sobre o final para não dar spoiler).   


2 Comentários

  1. Oi Cris! Sou louca para ler a série de Jogos Vorazes, mas sempre coloco alguma leitura na frente. Adorei seu cantinho e já estou seguindo.

    http://lendoumsonho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A serie é muito boa, recomendo muito, não vai se arrepender. Obrigado.

      Excluir