Título: Aço
Autora: Silvia Avallone
Ano de lançamento: 2011
Numero de Paginas: 344
Editora: Alfaguara

Classificação: 4/5


Sinopse: Não é fácil ter catorze anos nos conjuntos habitacionais da via Stalingrado, em Piombino. Não importa se seu pai é um dos inúmeros desempregados ou se trabalha duro na siderúrgica que garante a sobrevivência de quase toda a cidade. O Maximo que você pode desejar é passar alguns momentos de distração à noite, patinando num ringue ao lado de amigos, ou encontrar seu nome rabiscado num banco do colégio por um admirador desconhecido.
Anna e Francesca sabem muito bem disso. São amigas que se conheceram entre os prédios da via Stalingrado e nunca mais se separaram. Mas, com a chegada da adolescência, é preciso fazer uma escolha: fugir do assédio e das provocações ou usar a beleza para ser alguém. Elas decidem se lançar nesse ambiente feroz, sem prever as conseqüências de seus atos. Gradualmente, suas poucas certezas se despedaçam e a amizade ameaça desmoronar.




Resenha: Como sobreviver a uma pequena cidade quando se ainda tem quatorze anos¿ a sorte de Anna e Francesca é que são bonitas e conseguem atrair muitos garotos da sua idade e também mais velhos, despertando a inveja de algumas meninas da cidade. Elas passam as tardes na praia com seus amigos, e quando percebem que eles já não estão prestando atenção nelas, tiram a parte de cima do biquíni e correm no meio da partida de futebol, e alguns dias depois da praia elas vão para casa de Anna , se trancam no banheiro, abrem as janelas, e sensualizam, sabendo que naquele horário todos do conjunto habitacional para pra ver.
Mas Anna e Francesca não têm uma vida perfeita, Anna tem um pai desempregado que sai a procura de emprego e demora semanas para voltar pra casa e Francesca tem um pai ciumento, que passa as tardes espiando a filha pela janela, mas não um simples ciúmes de pai. As duas se conheceram ainda pequenas, e depois disso nunca mais se separaram, nascendo assim uma paixão proibida entre as duas, ao qual nenhuma quer admitir porque acham errado.
Quando Anna conhece Mattia, amigo de seu irmão, ela começa aos poucos a descobrir o que estar apaixonada, e tudo isso basta para separar as duas amigas. Em uma festa no ringue de patinação Anna simplesmente esquece a existência de Francesca para aproveitar a noite com Mattia deixando a amiga magoada, a partir dessa briga as duas se separam, pois Anna começa a namorar, e Francesca decide dar um novo rumo para a sua vida.




“Corriam na multidão, virando para se olharem, de mãos dadas. Sabiam que a natureza estava do lado delas, sabiam que isso era uma vantagem. Pois em certos ambientes, para uma menina só o que conta é a beleza. E se você não tiver essa sorte, não vai se dar bem. Se os meninos não escreverem seu nome numa das colunas do pátio e não enfiarem bilhetinhos por baixo de sua porta, você não é ninguém. E, aos treze anos, já quer morrer.”pag.20




Comecei a história com um pé atrás, admito, mas ela acabou em surpreendendo, não é apenas um amor inocente como era de se esperar, mas as duas sabem muito bem o poder que exercem sobre todos e todas. Durante a historia conhecemos outros personagens que também chamam a atenção , como Alesio, irmão de Anna, que trabalha na Siderúrgica e passa as noites na farra para tentar esquecer um amor do passado, Cristiano amigo de Alesio, que esta sempre junto com ele, tem uma mulher e um filho pequeno pra criar do qual mal sabe o nome. Uma personagem que me chamou atenção foi Lisa, que teve uma relevante participação na historia, mas depois não teve hum final, Lisa invejava as duas meninas por serem bonitas, coisa que ela não era, em uma parte da história ela fica amiga de Francesca e logo após de Anna, mas no final não sabemos o que aconteceu com ela.

Não estou acostumada a ler esse gênero, mas adorei, a autora italiana tem uma escrita leve e de fácil entendimento, a diagramação dessa editora é ótima não achei erros aparentes, sem contar que a capa é linda. 


Um Comentário

  1. Conhecendo livro agora, achei interessante ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir